terça-feira, 28 de maio de 2013

Deputado Joãozinho Pereira discute Educação Profissional durante sessão pública na Assembleia

Deputado Joãozinho Pereira discute Educação Profissional durante sessão pública na AssembleiaO deputado estadual Joãozinho Pereira (PSDB) promoveu audiência pública nesta segunda-feira (27.05.13) na Assembleia Legislativa sobre Educação Profissional e Tecnológica – EPT em Alagoas. Segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE – Alagoas tem recursos adquiridos para a área mas até o momento não utilizou na reforma, construção e oferta de cursos nos dois centros de educação profissional localizados em Coruripe e Maceió e na escola José Aprígio Vilela, em Teotônio Vilela, que atende a essa demanda a partir de parceria com a prefeitura municipal.

No plenário da Casa de Tavares Bastos, representantes das secretarias de Estado da Educação e do Trabalho, Senac, Senai, Associação dos Municípios Alagoanos, Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), Secretaria de Educação de Maceió, alunos e professores da educação profissional. Todos com o objetivo de colocar a Educação Profissional em pauta e encontrar uma solução para o desenvolvimento tão quanto estados do Nordeste como o Ceará e Pernambuco, referências na área. “Foi muito importante a discussão aberta,  porque queremos encontrar soluções para que a educação profissional ande com as próprias pernas e não perca mais recursos. Temos que encontrar uma saída e sugeri a criação de uma autarquia para que ela tenha independência financeira e pedagógica, como acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Acre e no Amazonas”, ressaltou o deputado.

Pereira considera que foi dado o pontapé inicial para que Alagoas discuta como investir os R$ 18 milhões disponibilizados pelo governo federal através do programa Brasil Profissionalizado e que até agora não foi utilizado nem 10% do valor. “Pedimos que as entidades, principalmente o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, fiquem atentos para que esses recursos não sejam perdidos. A partir de agora as pessoas vão ficar mais alertas e vigilantes e eu serei um deles para cobrar que as licitações aconteçam, que os investimentos sejam realmente feitos em Arapiraca e Pilar como está previsto. Temos que intervir para que o desenvolvimento do ensino profissionalizante aconteça em Alagoas e no meu ver é a escola de emprego”, completou Joãozinho Pereira. 

Presente à sessão pública, a diretora regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, explicou que a instituição já oferece o ensino profissionalizante através do Programa Senac de Gratuidade (PSG) e do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mas faz uma consideração. “A preocupação atual deve ser com o fortalecimento da educação básica”, avalia. Segundo ela, somente em 2012 foram qualificados mais de 12 mil alunos gratuitamente, através dos cursos realizados pelo Senac.


A secretária municipal de Educação da capital, Ana Dayse Dórea, reforçou as palavras do deputado Joãozinho Pereira. “É preciso deixar de fazer discursos individuais. É preciso agir e é de grande importância essa sessão e nós, que estamos aqui, é que podemos mudar essa realidade. Principalmente porque há dinheiro federal disponível”, declarou Ana Dayse.

0 comentários:

Postar um comentário